10.13.2010

room service - helga carvalho.










Helga Carvalho é formada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, mas foi ainda enquanto estudante que descobriu o interesse pela área editorial.

Foi esse o caminho que escolheu, optando por um estágio de final de curso em Paris no Gabinete Europeu do grupo Hearst Magazines, representante de revistas como Harper's Bazaar US, Cosmopolitan US, Marie Claire US e House Beautiful.

A capital francesa tornou-se a sua casa durante cinco anos e aí assumiu a profissão de stylist. De regresso a Lisboa, torna-se colaboradora de várias revistas, entre elas a Vogue Portugal, Máxima, Umbigo e, mais recentemente, a Chocolate. Antes de criar o seu projecto online Pure Magazine, foi ainda editora de moda da Número Magazine e da Magnolia. Entre um cappuccino e uma torrada, pedimos-lhe para desvendar alguns dos segredos do seu quarto lisboeta. E ela aceitou.

Disseste-me que adoravas design de interiores. Queres explicar porquê? Sempre tive um fascínio por ambientes, cenários e histórias. A simples ideia de decorar um espaço, é um desafio. É um pouco como o styling. Pesquisa-se, define-se o mood e, por fim, constrói-se um sonho!

O que te fascina mais na decoração? A possibilidade de poder criar um ambiente, como referi anteriormente.

Tens algum estilo com o qual te identifiques mais? Adoro o design purista e minimalista escandinavo. Gosto igualmente das linhas rectas que caracterizam o design dos anos 70. Apesar dessa vertente mais fria, identifico-me também com um estilo mais feminino e romântico, como os ambientes boudoir compostos por cómodas carregadas de perfumes, cremes, maquilhagem, caixas de veludo cheias de jóias, frascos transparentes, ... Gosto de jogar com contrastes e de misturar peças sofisticadas com outras de cariz mais simplista. O Oriente é igualmente uma inspiração bastante presente.

Também sei que gostas muito de Arquitectura. Tens algum arquitecto de eleição? Nomes como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright ou o contemporâneo Rem Koolhaas, são incontornáveis.

Posso perguntar qual foi a tua última aquisição "especial" para a casa? Estou sempre à procura de coisas novas. A compra mais diferente que fiz, ultimamente, foram umas conchas gigantes em nácar polido que trouxe do México e que vou usar como pratos para servir entradas.

E estás de olho em alguma que estejas desejosa de ter? Estou desejosa por restaurar um louceiro antigo. Quero forrá-lo a seda estampada, iluminá-lo no interior e colocar vidro nas portas.

Entrando agora no teu quarto...o que é que este representa para ti? Para mim o quarto é tão importante como outra divisão. Dou importância a todas. Em termos de decoração, o quarto é, provavelmente a divisão mais feminina de toda a casa. Ainda tenho algumas mudanças para fazer no meu quarto...lentamente, vai-se compondo.

Fazes mudanças de decoração frequentes no quarto? Porquê? No quarto nunca fiz mudanças de decoração, mas sim upgrades. Vou comprando coisas e acrescentando. Já pensei em mudar a cama, e se o fizer terei de mudar muitas outras coisas, mas, por enquanto, ficará assim.

Adoro o tom acastanhado da parede. Foi sempre assim ou pintaste recentemente? Pintei a pequena parede, onde se encontra o espelho, há já bastante tempo. É de um castanho acinzentado, tabaco, umas das minhas cores preferidas. A parede atrás da cama é recente. Inicialmente tinha um papel de parede, mas tive de o arrancar devido a uma infiltração. Passei alguns meses a dormir no quarto com o papel de parede manchado, depois metade arrancado, mais tarde totalmente arrancado e finalmente com a parede completamente manchada e esburacada. Cheguei mesmo a ouvir comentários do tipo - “que gira a tua parede!” (se não tivesse alergias aos ácaros, provavelmente tê-la-ia deixado assim!)

Tens alguma cor que consideres proibitiva em quartos? Não gosto de cores primárias e da maior parte das cores berrantes. Gosto de poudrés e de cores pardas, aquelas difíceis de definir, como o lilás acinzentado ou o cinza acastanhado, por exemplo.

Também reparei que tens muitas velas. Qual o teu aroma favorito para o quarto? Velas, ambientadores, óleos para queimar, incensos... sou fanática por fragrâncias! Podia dizer que para o quarto prefiro os cheiros florais e frescos, mas acabo por usar igualmente os amadeirados e fragrâncias mais quentes. Tudo depende do estado de espírito. Numa viagem que fiz recentemente, comprei essências puras em perfumarias especializadas. São 100% naturais, duram imenso, não alteram o cheiro, queimam muito lentamente...são simplesmente maravilhosas!!

Como era o teu quarto em criança? Era um quarto cor-de rosa, tipicamente de menina, porque embora tenha crescido e começado a gostar de linhas puras, sempre sonhei com princesas e contos de fadas!

Há alguma casa em particular que gostasses muito de conhecer? De quem? Confesso que nunca pensei nisso... mas já agora podia ser o da Bambou, última mulher do Serge Gainsbourg. Lembro-me de ter visto já há muito tempo, numa entrevista, umas fotos da casa dela que achei fantástica, tinha um piano no quarto! Se pudesse, gostava de a ver ao vivo.

Qual é o teu livro de cabeceira neste momento? "A Gloriosa Familia" do Pepetela, que vou alternando com “Este consumo que nos consome", do Beja Santos.


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.

Sem comentários:

Enviar um comentário