2.10.2012

room service - sofia pires.











Sofia Pires deu os primeiros passos como stylist há cerca de três anos, com um estágio na Magnética Magazine. Foi ainda durante a licenciatura em Design de Moda, na Faculdade de Arquitetura, que descobriu que o seu objetivo não era ser designer.

A produção de moda revelou ser a sua grande paixão, o que a levou até à Central Saint Martin's, em Londres, para receber formação em Direcção de Arte e Styling para Profissionais. Mas chega de falar do percurso académico de Sofia. Passemos aos seus longos cabelos ruivos, meticulosamente penteados, e ao seu quarto deliciosamente girly e em tons de algodão doce.

O que gostas mais no styling?
O desafio. Normalmente faço todo o processo, quando tenho essa liberdade, e é óptimo ter de pensar em todos os pormenores: como vai ser a maquilhagem, o cabelo, onde vamos fotografar, quem vai ser o modelo... crias tudo de raiz. Quando vês o trabalho final, é super gratificante.

Quando tens essa liberdade, em que é que te inspiras?
Pode ser num filme ou num pormenor ainda mais pequeno, como um acessório que vi numa atriz. A decoração de interiores também me interessa imenso, criar um universo à volta disso... tudo o que se vê!

Vou aproveitar a deixa e pedir-te para me falares um pouco mais sobre esse teu interesse pela decoração.
É uma área que adoro! Mas quanto a esta casa, vou ter de te explicar tudo desde o início (risos). Há um ano atrás, moravam aqui cinco pessoas e, portanto, os interiores não tinham nada a ver. As paredes eram brancas, as madeiras tinham uma pintura amarelada, que me irritava profundamente... mas como eramos cinco, a decoração nunca foi uma grande preocupação ou prioridade. Entretanto, todos foram embora, trabalhar ou estudar para o estrangeiro, e eu fiquei sozinha. Até aqui, sempre achei que não ia gostar de morar sozinha. Mas depois dei por mim a pensar: “agora posso fazer o que me apetecer com a casa”!

O sonho de qualquer rapariga nestas andanças!
Exacto! Foi uma alegria. Então, desde há 3 ou 4 meses para cá que me tenho empenhado na casa e decidi renová-la completamente.

Por onde começaste?
Pela pintura das paredes e das madeiras, que para mim era o mais importante. E, claro, o meu quarto.

E assim nasceu este doce quarto de menina, onde impera o cor-de-rosa...
Sim! Pode parecer piroso, mas vou confessar... por mim, a casa seria toda cor-de-rosa como o quarto (risos).

Acho que conseguia imaginar! És uma fanática de rosa assumida e sem vergonha, portanto...
Sim, mas não em termos de styling. Aí, consigo separar bem as águas. Mas para mim o cor-de-rosa é uma cor muito confortável... o rosa pastel, não o rosa choque. Também gosto de branco, porque associo igualmente a tranquilidade. Mas o cor-de-rosa dá-me aquele aconchego, não sei explicar bem.

Mas então o que aconteceu à ideia de teres a casa toda em rosa?
O meu irmão chamou-me à razão (risos)! E então decidi apenas pelo quarto. Lembrei-me que ,quando era pequenina, tinha uma mobília de quarto alentejana, com flores, e trouxe para cá o roupeiro. A cómoda era da mobília de infância da minha mãe e a cadeira com o coração era do meu avô, quando era novo, e que eu pintei.

Além de styling, também gostas de remodelar móveis?
Sim, mas na cadeira tive ajuda. Sou um pouco impaciente, para dizer a verdade. Assim que meti na cabeça que queria remodelar a casa, foi um stress. Então, um dia, peguei nas cadeiras, lixei-as e pintei-as. Com outro móvel da sala foi igual... assim que o comprei, tive de o pintar logo! Era uma da manhã e eu ainda andava de volta do móvel.

Entendo perfeitamente essa obsessão, só me falta é jeito para estes trabalhos manuais! Há mais alguma peça com mão tua no quarto?
Sim, a colcha e as almofadas. Deu-me imenso gosto fazê-las!

O que não dispensas no teu quarto?
Em termos de coisas materiais, não há assim nada de especial... mas não dispenso silêncio e conforto.


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for




.

1 comentário:

  1. adorei a entrevista e a sofia pires. Já tinha ouvido falar dela :)
    http://pumps-pumpsfashionpatriciasilverio.blogspot.com/

    ResponderEliminar