1.13.2012

room service - viktor vauthier.











Adora tudo o que é antigo: carros, motas, relógios, música, máquinas fotográficas...ou não fosse ele um fotógrafo daqueles que só usa câmaras de outros tempos, com rolos de 35mm e que criam aquelas lindas imagens vintage, cheias de grão e de charme.
Este autodidata aprendeu a arte com o pai, fotógrafo amador, e criou um blogue onde moda, música,graffiti, tatuagens e o skateboard são mostrados através de uma nova (mas antiga!) objetiva. Nomes sonantes como Urban Outfitters, Apple, Nike ou a revista i-D não quiseram deixar escapar Viktor Vauthier. E nós também não.

Fala-me um pouco sobre ti. Onde nasceste?
Nasci no Sul de França e cresci entre palmeiras, muito sol e praias. Nunca estudei fotografia e nunca pensei que precisaria de estudar fotografia para tirar fotos. O meu pai foi um fotógrafo "amador" espetacular; ele ensinou-me a tirar fotos e a compreender a luz através das fotos dos amigos nos anos 60, no seu estilo a preto e branco granulado, e quando descobri o seu estilo de fotografia, quis fazer o mesmo em Londres.

Então isso significa que tens dupla nacionalidade, certo? Alguma queda natural para um dos lados - França ou Inglaterra? A julgar pela manta na tua cama...
O meu pai é francês, mas a minha mãe é espanhola, por isso, são, na verdade, 3 idiomas diferentes e falo um pouco de cada um. Acho que me sinto mais francês, porque foi onde nasci, e adoro viver em Londres. Mas cresci também entre música espanhola e, além disso, a minha namorada Ella é espanhola...

Tens, portanto, objetos franceses e espanhóis escondidos pelo quarto?
Na verdade, não. Tenho a foto do Serge Gainsbourg, que eu realmente adoro, e outro par de fotos de atores franceses, Alain Delon e Jean Paul Belmondo. E mais nada.

Consegues definir o teu quarto numa palavra?
Amour.

Vejo que colecionas vários objetos e pequenas coisas... é como uma obsessão saudável?
Todas estas coisas são coleção e obsessão da Ella (risos)! Os meus objetos, artwork, fotos, etc, estão na sala, que é um espaço muito maior e do qual os meus amigos podem desfrutar.

Adoro o facto de teres imensas plantas no quarto. Outra obsessão?
Eu e a Ella adoramos plantas, colecionamos mesmo. Sou do Sul de França, como disse, cresci entre plantas, árvores e flores. Não temos jardim, mas temos grandes janelas que deixam entrar muita luz e, por isso, conseguimos fazer todas estas plantas crescer.

Tens inúmeras fotos feitas em casa. Gostas de usá-la como cenário?
Esta casa é grande, é como um estúdio, por isso, uso-a muito para shootings. E também pelo facto de gostar das fotos que parecem reais. Utilizar a minha casa transmite essa sensação de espontâneo e não planeado.

O que gostas mais no quarto?
A janela. É muito grande e deixa entrar muita luz, que é rara em Londres. No verão, vemos o pôr-do-sol do quarto, que dá aquela cor alaranjada que eu adoro.

Como imaginas o quarto dos teus sonhos?
Na praia, com muita luz e grandes janelas, muita arte nas paredes e móveis antigos, plantas. Se Londres fosse uma praia, este quarto seria na realidade o meu quarto de sonho...

Podes falar-me um pouco do teu percurso como fotógrafo e blogger?
Quando cheguei a Londres, em 2006, comecei rapidamente a dar-me com artistas, músicos, graffiterse modelos e comecei a usar aquelas máquinas antigas e rolos de 35mm - decidi fotografar tudo com elas para conseguir um look vintage. Foi então que um dos meus amigos me aconselhou a fazer um blogue. Na altura (2006), só apenas algumas pessoas que eu conhecia tinham um blogue. A minha inspiração não foi o Terry Richardson, mas mais fotógrafos como Jonn Stoddart, em termos de estilo, qualidade e textura das imagens de skateboarders; Patrick O'Dell e Ed Templeton. Criei então o meublogue e passei a postar fotos da minha vida em East London e a fotografar tudo!
Em 2007 conheci a minha namorada Ella. Ela é uma rapariga linda e, como é modelo e atriz, está muito confortável à frente das câmaras. A mistura do meu estilo de fotografia e a sua beleza natural deram a combinação perfeita. Ela tornou-se a minha musa! Comecei a fotografar também outras modelos amigas - Georgia Frost, Grace Small, Michele Ouellette, Kat Hessen, etc - com frequência, e foi assim que o meu blogue passou a focar mais moda. Mas continuo a explorar muito o skateboard,graffiti, tatuagens e música. Em 2008, começou a tornar-se muito popular, e revistas como a Tank e a i-D contactaram-me para fazer trabalhos para eles, assim como a Urban Outfitters, a Apple, a Nike, a Topshop, a Vice Magazine, a Lazy Oaf, a Goodhood, etc.

Qual te parece que foi a chave para o sucesso do blogue?
Acho que as pessoas gostam do facto de parecer mesmo real e não apenas para ser cool. É que os meus amigos são mesmo graffiters - Word To Mother, Sickboy, D*Face, Anthony Lister, etc.


© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário