12.09.2011

room service - cristina ramos de yeste.










Desta vez, fomos até à cidade de Gaudi descobrir o quarto de Cristina Ramos. A Cristina é um dos rostos por detrás da Povera Studio, empresa que se dedica à direcção de arte de produções de moda e design de interiores.
É também mulher do fotógrafo espanhol Txema Yeste. Ela e o sócio, Biel Escàmez, colaboram com pesos-pesados da área - com revistas como a Vogue, a Qvest, a V Magazine, a Harper's Bazaar, e com marcas como Chloé, Carolina Herrera, Tous, Mango, Diesel...
Foi, por isso, com uma enorme curiosidade, que desbravámos este quarto em Barcelona. Sem qualquer desilusão.

Antes de abordarmos o teu quarto, gostava de saber um pouco mais sobre ti. Podes contar-nos a tua história?

Vivo em Barcelona e, apesar de ter nascido aqui, sou de uma vila a 50 minutos da cidade...Vim viver para cá quando estudava História, na Universidade. Depois fiz o primeiro ciclo de Psicologia e acabei a estudar Design de Interiores, onde conheci o meu sócio (Biel Escàmez) e, ainda na universidade, fundámos a nossa empresa, Povera Studio, há já quatro anos...

Gostava que nos explicasses o que fazes, concretamente.
Formámos a empresa com o objectivo de dar uma visão mais sofisticada dos espaços das produções fotográficas de moda, porque partilhamos a paixão pela fotografia de moda, as revistas e a decoração. No início só fazíamos set design e styling de adereços, e com o tempo, estamos a dedicar-nos cada vez mais à direcção artística, que adoramos. Criamos ideias desde o zero, lado a lado com os fotógrafos de uma produção (editorial ou comercial) de moda, contribuindo com a nossa visão e dirigindo sempre tudo o que tem a ver com o espaço e os objectos.
Nunca deixámos de lado a nossa paixão inicial pela arquitectura de interiores e também realizamos projectos de design de interiores. Acabámos de inaugurar o restaurante Bosco, em Barcelona, e estamos imersos em mais três projectos! E, claro, o nosso escritório recentemente inaugurado...

O que representa para ti o quarto?
O meu quarto é, na realidade, a minha casa! Trabalhamos tanto que muitos dias levanto-me, trabalho o dia todo e volto à noite directamente para a cama, onde navego pela Internet, vejo as notícias na televisão, janto na cama, faço festas aos meus gatos, falo com o meu marido...nem piso o chão da sala!

O que gostas mais nessa tua "casa"?
A cama. É super cómoda! E a paleta de cores, texturas...Adoro porque é eclética e um pouco masculina, como eu!

Eu adoro o candeeiro e a cabeceira da cama. São lindos! Por acaso são elementos especiais para ti?
Este é o quarto que eu e o meu marido desenhámos à nossa medida depois de casarmos, por isso é tudo muito, muito especial, sim! A cabeceira resulta de um desenho que fizémos para a rodagem de um perfume Chloé, com (o fotógrafo) Mario Sorrenti, em Julho, e que trouxe para casa porque a adorei. É super anos 70!

Com um trabalho desses, não é difícil saber onde te inspiras para decorar a casa e o quarto…
Sim, como sou decoradora de interiores, a inspiração vem de muitos sítios diferentes...procuro na Internet tenho vários designers que admiro e adoro a História da Arquitectura. Na Povera Studio, gostamos de pensar que o nosso estilo é neoclássico-seventies-império com um toque pós-moderno!

E tens o hábito de variar a decoração do quarto com frequência?
Prefiro que seja um work in progress e não mudar demasiado as coisas de uma só vez. Assim, vou conseguindo um look que funciona e que gosto...Mas vai sempre evoluindo, acrescentam-se elementos, retiram-se outros...

Sim, claro, é um processo. Há pouco disseste que os tons são uma das coisas que mais gostas no quarto. Posso perguntar-te porquê a escolha da paleta?
Adoro os tons café e dourados, que dão calor ao conjunto do espaço, e a força e elegância do preto...queríamos um quarto cómodo e rock'n'roll!

Qual é o objecto mais importante para ti, no quarto?
A foto do céu emoldurada. Foi o meu marido que me ofereceu pelo nosso primeiro aniversário e este ano ofereceu-me a segunda...

E além da paixão pela decoração, tens alguma outra "obsessão" que querias partilhar connosco?
Sa-pa-tos! Mas não estão no quarto...eles têm o seu próprio quarto! Hahaha.



© photography Sara Gomes
© text Carolina Almeida
for


.

1 comentário: